PÁGINA INICIAL > NOTICIAS > IMPRIME > 25387 > SOCIAL ESCOLA PREPARATóRIA DE CADETES DO AR ATENDE 150 CRIANçAS NO PROGRAMA FORçAS NO ESPORTE

SOCIAL

Escola Preparatória de Cadetes do Ar atende 150 crianças no Programa Forças no Esporte

Publicado: 2016-04-12 11:00:00
A EPCAR é uma das 25 organizações militares da FAB a fazer parte do projeto

Alunos da EPCAR participam da recep��oO plantio de uma árvore, realizado por alunos da Escola Municipal Sebastião Francisco do Vale (07/04), marcou simbolicamente o início das atividades do Programa Forças no Esporte (PROFESP) do ano de 2016 na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), sediada na cidade de Barbacena (MG). Este ano o projeto na EPCAR contemplará 150 crianças de 8 a 13 anos, de ambos os sexos.

O programa contempla atividades esportivas e complementares que acontecem às segundas, quartas e sextas-feiras, das 7h às 12h. Os alunos contam com estrutura de refeitório, salas de aulas, auditórios, laboratórios, ginásio poliesportivo, biblioteca e vestiários. Para cumprir os conteúdos, a unidade disponibiliza seus efetivos civil e militar por meio do voluntariado. 

No campo esportivo são oferecidos futebol, atletismo, futsal, vôlei, orientação e basquete. Já na área complementar são ministradas palestras sobre autoestima, motivação, etiqueta, valores éticos e morais, trabalho em equipe, bem como aulas de inglês, português, raciocínio lógico-matemático e informática. Ainda são oferecidas aulas de musicalidade, xadrez, artes, brincadeiras, capoeira, agroecologia, ordem unida, além de avaliação médica e atendimento psicopedagógico.

Plantio da �rvoreA primeira edição teve início em setembro de 2014 com 100 alunos. O coordenador do programa na EPCAR, Major Capelão Paulo Lupércio Simões, acredita que as atividades propostas contribuirão para o desenvolvimento social e cognitivo das crianças. 

"Todos da equipe temos uma boa expectativa para desenvolver esse trabalho. Para 2016 temos um acréscimo de 50 crianças”, explica.  "Estamos caminhando nesse trabalho a fim de contribuir para a inclusão social desses jovens", completa o militar.

O PROFESP, desenvolvido pelos Ministérios da Defesa e do Esporte, tem como objetivo, por meio da prática esportiva e de atividades complementares, contribuir para inclusão social de crianças e adolescentes de áreas de risco social.